20 junho 2017

groselhas






Dei a uma amiga uns vestidos que já não me servem, mas não queria dar a uma Humana qualquer para serem vendidos por um preço muito inferior ao seu valor. Fiquei contente por ela ter gostado deles. Já me bastava isso, mas não: ela fez questão de me agradecer com uma caixa enorme de groselhas que apanhou no seu quintal.

A minha reacção foi muito elegante: "ai! groselhas! não sei cozinhar isso."
(Escusam de comentar)

Explicou-me que posso fazer omoletes, ou doce.

Perguntei a uma vizinha se queria uma caixa enorme de groselhas. Ela disse que adorava o fruto, mas já tem imensos no seu jardim, e que eu podia fazer uma sobremesa impecável com iogurte e quark.

Fiz um bolo com 300 g de groselhas, que era uma receita de muffins. Ainda tenho um quilo de groselhas para despachar. Alguém me pode dar sugestões de receitas simples e rápidas?

(Também agradeço sugestões sobre como soltar as groselhas do ramo sem ser uma a uma, num trabalho interminável.)

(Espero que a minha amiga não ande agora na rua dela a perguntar quem quer uns vestidos que lhe deram talicoisa.)


2 comentários:

Lucy disse...

se fossem minhas... a)comia-as b)fazia doce: cozer com metade do peso de açucar...

Sofia disse...

Ola Helena,
Podes fazer xarope de groselha.
Para acelerar o processo de separar o bago do ramo, podes usar um garfo, fazendo passar o raminho por entre os dentes do garfo.
se quiseres usar so o sumo, podes cozinha-las inteiras a vapor na panela de pressão e facilmente retirar o sumo.
Em anos passados, fiz muito sumo e agora tenho um arbusto carregadinho :).
Boas "groselhices"
Sofia
http://daprussia.wordpress.com