02 agosto 2017

"overshoot day"

Overshoot day, dia da sobrecarga da terra: aquilo que usarmos do planeta a partir de hoje, e até ao fim do ano, não vai ser regenerado. De ano para ano, este limiar chega cada vez mais cedo.
Como ouvi várias vezes hoje: "estamos a viver acima das possibilidades da Terra".

Sem pensar mais de cinco minutos, faço uma lista:

O que já mudei na minha vida, para fazer a parte que me compete:
- Reduzi drasticamente o consumo de carne - não chega a 10% da quantidade de carne que costumava comer.
- Uso muito mais transportes públicos..
- Uso electricidade produzida em barragens pequenas.
- Construí uma casa muito bem isolada, que pouco precisa de aquecimento no inverno.
- Se puder ir a pé, não vou de carro.
- Faço separação de lixo, para reciclar o mais possível.
- Não compro papel de alumínio.
- Evito comprar coisas baratas que se estragam facilmente (a avó do Joachim dizia "não temos dinheiro suficiente para comprar barato" - podemos mudar para: "não temos planeta suficiente para comprar barato").
- Só ligo as máquinas da roupa ou da louça quando estão realmente cheias.

O que quero mudar:
- Comprar menores quantidades de comida, para não haver nada a estragar-se e a ser deitado fora.
- Comprar num supermercado biológico e de produtos regionais que traz as coisas a casa. Eles usam o mínimo possível de embalagem. Além disso, como os produtos só são manuseados por eles, há muito menos desperdício. Uma vez que também vendem "cestas surpresa", conseguem reduzir os restos ao mínimo. O meu problema: tenho de me organizar para fazer uma encomenda semanal, e é preciso decidir previamente tudo o que vou cozinhar nessa semana, bem como as quantidades necessárias. Tenho andado a adiar, mas um dia destes vai.

O que me está a custar mesmo muito:
- Abdicar das viagens de avião.

E vocês, como é a vossa lista de cinco minutos para ajudar a levar o overshoot day para fins de dezembro, como era há trinta anos?


Sem comentários: