Para as aulas do secundário não serem tão chatas, contou-me ontem o Matthias, antes de começar a aula combinavam entre amigos palavras ou frases que cada um tinha de dizer em voz alta.
Uma vez calhou a um dos amigos ter de dizer "mas eu gosto de Lenine". Cumpriu com êxito e elegância, embrulhando a frase numa pretensa citação.
Outro dia, calhou ao Matthias a palavra "peixe". Na aula de História, a professora estava a falar de uma época em que Portugal pagava em vinho, e o luso-brincalhão atalhou: "e em peixe também!"
A professora ficou surpreendida - entre o não saber se estava a ser gozada, ou se lhe faltava alguma informação.
Fiquei a pensar naquele "para as aulas não serem tão chatas". Pensava eu que os programas eram extremamente exigentes, e que os alunos dificilmente acompanhavam, mas parece que o cérebro deles afinal dá para ainda mais.
Depois de contar a história, o Matthias rematou: a brincar, arranjámos uma maneira de estar extremamente atentos durante toda a aula.
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