09 novembro 2017

o melhor jantar desta semana


(foto: receita)

Para que não digam que neste blogue não se aprende nada, partilho a receita do melhor jantar desta semana. Foi bife de atum, com um acompanhamento de manga que lembrava ceviche. Servido com um bocadinho de arroz basmati. Uma delícia, podem crer.

Agora combinamos o seguinte: eu conto a receita, e vocês dizem-me o truque para fritar bifes de atum sem ficarem muito secos. É que foi mesmo a única coisa que não foi perfeita.

Ingredientes:
30 g coentros frescos
2 chili (vermelhos, pequenos, sem sementes) (eu usei metade de um seco, mas com sementes)
4 dentes alho picado
3 cm gengibre fresco picado
2 cs azeite
4 bifes de atum (ca.175g cada um)

1 manga
1 échalote cortada em rodelas finas
15 g coentros frescos picados
sumo de lima (usei sumo de limão)

Fazer uma pasta com os 30 g de coentros, o chili, o gengibre e o azeite. Esfregar o atum com ela, e guardar 1 ou 2 horas no frigorífico (não fiz esta parte do frigorífico, que era o que me faltava jantar depois da hora de ir dormir)
Descascar a manga e cortá-la em fatias finas. Espalhar num prato, e cobrir com as rodelas de échalote, os coentros e o sumo de lima.
Fritar os bifes de atum com pouca gordura e servir com a manga.

7 comentários:

Unknown disse...

Não fritar, mas grelhar em chapa muito quente, deixando o atum rosado. Quanto mais passado, mais seco fica. Fiozinho de azeite por cima, no final. E já está! Este é o meu truque, pode haver outros....
Isabel Azevedo

Helena Araújo disse...

Obrigada!
Acho que vai ser o meu próximo investimento: um grelhador para usar no fogão.

Alter Ego disse...

Bom dia

Obrigada pela receita! soa bem. O truque da Isabel Azevedo está correcto, o principal é encontrar o ponto entre o mal passado e o bem passado para não ficar seco. Pode-se fritar, mas sem muita gordura (para não ficar oleoso), inicia-se com o lume forte de forma a selar os dois lados do bife de atum, para perder menos agua enquanto é cozinhado. os tempos dependem bastante da grossura do bife e do lume em si, mas a minha experiência é que não necessita de muito tempo, além de que é um peixe que mal cozinhado no interior não perde nada.

Helena Araújo disse...

Muito obrigada!
Por mim, até comia o atum cru. Quem me dera!
Mas duvido muito da frescura dele nas lojas alemãs.
Por isso o fritei até ficar seco. :(

jj.amarante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jj.amarante disse...

Já procurou um supermercado japonês em Berlim? O atum em supermercado japonês deve ser de confiança.

Helena Araújo disse...

O atum em supermercado japonês há-de, com toda a confiança, arruinar-me o orçamento do mês... :)